Fotografe com Marco
Iniciando

Como começar no Ciclismo?

Olá querido Ciclista, seja amador assim como profissional, todos nós já tivemos esta dúvida um dia. Como Começar no Ciclismo? Nesse sentido, aqui eu trago algumas dicas para iniciar na magrela.

Primeiro Passo para Começar no Ciclismo

Primeiramente, o primeiro passo é ter uma Bicicleta, o seu estilo e sua forma de pedalar vai fazer com que seja mais fácil escolher a magrela certa, não se preocupe, muitas pessoas não acertam de primeira quando começam no ciclismo e acabam trocando de bicicleta com poucos meses de uso.

Portanto temos algumas opções de Bikes como Speed, MTB, Urbana, Gravel, dentre outras opções. Conforme for, basta responder, qual seu objetivo na Bike? Correr? Passear? Cicloviagem? Trabalhar? Por fim, com esta pergunta respondida, é só escolher sua bicicleta ideal e começar nesse mundo!

Assim, um conselho: Caso o dinheiro seja curto, escolha uma Bike mais em conta e invista um pouco em equipamentos como capacete, luva, roupas adequadas, lanternas, buzina, ferramentas entre outros que podem ser o divisor de água para você entrar de cabeça nesse mundo do ciclismo

Quando Começar no Ciclismo Estude as Leis

É sempre bom saber as regras para não cometer nenhuma infração. Quando a pessoa pedala, ela começa a fazer parte de um grupo e, quando quebra as regras, esse grupo que está inserido acaba sendo mal visto pelas outras pessoas, por isso, evite quebrar as regras. Para isso recomendo que estude sobre as leis de trânsito, inclusive para se defender e pedalar com segurança. Veja quais são os Código de Trânsito para Ciclistas.

Algumas dicas: Pedale na Mão correta do trânsito, não suba na calçada, não avance o sinal, use farol dianteiro e traseiro, use capacete (embora não seja obrigatório por lei, é para sua proteção)

Revise e Proteja sua Bike para iniciar bem no ciclismo

A bicicleta é como um filho, cuide dela, pois, sem ela você não tem como começar no ciclismo. Faça manutenções periódicas, confira se ela está boa antes de pedalar. Não vá pedalar se ela apresentar problemas, nesse caso procure um mecânico de confiança. Leve as ferramentas necessárias para um possivel problema durante a atividade de ciclismo, caso esteja bem no início de suas atividades como ciclista, leve pelo menos uma câmara extra, pois assim algum ciclista pode te ajudar a trocar o pneu em caso de furo.

Faça um seguro para sua Bike, existem várias opções no mercado e não é fácil escolher a que mais se adequa a você. Vale a pena para se resguardar em caso de imprevistos. Existem inclusive opções de seguro que inclui transporte em caso de problemas ou acidentes com a Bike.

Não se preocupe com as Quedas, elas fazem parte do ciclismo

Quando vamos começar no ciclismo temos medo de cair, Por outro lado vou te contar um segredo, as quedas vão acontecer. Não se preocupe com elas! Levante e continue sua atividade. Não desista por conta de uma queda. Enquanto eu estou escrevendo esta publicação, estou me recuperando de uma! Enfim, elas vão acontecer uma hora ou outra, não se preocupe e não tenha medo de começar no ciclismo.

De maneira idêntica aconselho estudar o básico de primeiros socorros e leve sempre um Kit de Primeiros socorros no alforje. Vale também dar uma olhada em um aplicativo chamado Strava, ele ajuda bastante a conhecer outros ciclistas.

Seja Feliz

Definitivamente, se tem alguma dúvida de como começar no ciclismo, simplesmente comece. Portanto a última dica de hoje é essa, e seja feliz, a bike é uma grande aliada da felicidade! Pedale e se divirta, seja numa atividade rápida ou um Longão, divirta-se e sentirá prazer cada vez mais no ciclismo.

Como começar no Ciclismo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s