Qual Valvula para câmara Escolher?
Acessórios, Componentes e Peças

Qual válvula para câmara escolher?

Quer saber qual válvula para câmara escolher? Temos no mercado dois tipos de Válvulas, a presta ou bico Fino e a Schrader, ou bico grosso.

Primeiramente devemos saber diferenciar uma da outra, a Presta é a mais fina das duas, feita de metal e com uma válvula rosqueada na ponta que impede o ar de sair. Esta câmara é de origem francesa e foi a primeira a entrar no mundo das Bikes.

A câmara Schrader, é a mesma válvula usada em carros e motos, ela possui um sistema de trava em mola que empurrar o pino de dentro para fora impedindo o ar de sair da câmara. Esta válvula é de origem americana e por seu uso ser mais popular, qualquer posto de gasolina com uma bomba de ar padrão pode ser usado para encher o pneu.

Qual Valvula para câmara Escolher?
Qual Valvula para câmara Escolher?

Quais as principais diferenças entre as válvulas Presta e Schrader?

A válvula Schrader tem uma maior disponibilidade no Brasil, além de ser mais fácil manusear e também de fácil manutenção e mais resistentes. Ela é mais pesada, possui um sistema com menos precisão de calibragem, possui uma qualidade inferior e uma vedação pior.

Já a Presta tem melhor vedação, melhor qualidade, melhor precisão de calibragem e é mais leve (mais usadas em Speed). Contudo, elas são menos encontradas no Brasil, não tem uma facilidade de manuseio tão boa quanto as schrader, sendo mais frágeis e quebrando, assim, com bem mais facilidade. Essas válvulas francesas também costumam ser mais caras.

Para as válvulas presta recomenda-se usar uma bomba de ar com uma mangueira para fazer menos força no bico, evitando assim aplicar força no Bico.

Outro problema das câmaras Presta são suas ponteiras que caso você perca elas, não conseguirá repor, sendo uma câmara a ser descartada.

A Válvula Schrader tem um diâmetro de 8mm já a Presta possui um diâmetro de 6mm, por isso é possível substituir sua câmara que é schrader por uma Presta mas não será tão fácil colocar uma presta em uma Bike Schrader. Contudo, fazer o contrário fica complicado, pois você teria que abrir um furo maior no aro da sua Bike.

Sendo aro mais grosso, não tem problema, mas se seu pneu for fino, principalmente se for aero, fazer isso vai enfraquecer sua Bike.

Um item obrigatório para qualquer ciclista é o uso do adaptador de válvula. Este item transforma a válvula de bico fino (Presta) em uma válvula de bico grosso (Schrader). Pode ser a salvação em um momento de necessidade.

Embora a maioria das bombas de ar para Bike já seja adaptada para o uso nos dois tipos de válvulas, estar com este adaptador pode salvar você ou um amigo ciclista em um momento de desespero em um posto de gasolina, por exemplo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s