Como Tirar Peso da Bike?
Ajustes, Manutenção e Mecânica, Dicas

Como Tirar peso da Bike?

Se você está achando sua Bicicleta pesada, hoje vou ensinar a Como Tirar peso da Bike. Perder peso na bicicleta não é tão difícil e nem necessariamente caro, basta seguir a lógica e ter dedicação para conseguir aos poucos deixar a bicicleta mais leve, conseguindo assim um desempenho melhor.

Bike pesada nas subidas? Aprenda como Tirar Peso da Bike!

Se você está tentando fazer uma subida e está achando ela difícil, pois, está sentindo o peso da bike, sente que a magrela está grudada no chão, talvez o problema possa ser outro e não o peso dela. Tente a técnica de pedalar em pé para diminuir o peso da bicicleta.

Para isso, suba uma marcha (deixando mais pesada), levante, incline seu corpo para frente e pedale. Conforme for pedalando incline a Bicicleta para o lado que está empurrando o pedal para baixo, (por exemplo, se seu pé direito está descendo, incline a Bike para o lado direito). Quando você empurrar o pé direito para baixo, diminua o peso no pé esquerdo.

Emagrecer é a primeira etapa para Tirar Peso da Bike

Não fique feliz por tirar 100g da bike, na comemoração você pode ganhar mais de 1kg com cerveja e pizza. Invista em perder peso, aprenda a usar a bike para perder peso.

A forma mais eficaz de tirar peso da bicicleta é perdendo peso, principalmente se você está com aquelas gordurinhas a mais.

Como Tirar Peso da Bike? – Treine

Use a Bike para ganhar massa muscular, aprenda técnicas de pilotagem, tenha experiência na bike, aprenda a passar marcha, frear, estude técnicas como a passada anteriormente para deixar subidas mais leves.

Se você já estiver clipado, aprenda a puxar o pedal para cima e não só empurrar para baixo. Fazendo esse movimento de puxa e empurra você vai melhorar o potencial da sua pedalada em 30%, conseguindo exercer mais força na bike e diminuindo a sensação de peso.

Diminua seus kits de reparos

Se você vai fazer um pedal passando por lugares onde seja fácil a obtenção de água, não precisa levar 3 litros na caramanhola.

Pra que levar 4 câmaras reservas em um pedal pequeno, de 1 dia, por exemplo? Basta 1 ou 2 câmaras e o kit remendo. Pra que levar corrente se você não pretende prender a Bike em nenhum lugar? Chave de corrente? Não adianta nada se não tiver um Power Link.

Diminua o peso do seu alforje, assim você consegue diminuir o peso da sua bicicleta de forma fácil e barata. Não precisa tirar tudo da bicicleta, tenha em mente sua segurança, mas também não precisa ser o mecânico da vez.

Estes pequenos artefatos vão fazer a diferença na perda de peso da sua bike.

Como Tirar Peso da Bike?
Diminua os Equipamentos

Opere sua Bike

Sabe aquele Guidão gigante? Diminua ele. Sabe aquele canote de selim que fica metade do cano para dentro sem uso? Passe a serra nele.

Tome cuidado, se seu objetivo é trilhas, não diminua seu Guidão, pois assim você vai perder equilíbrio. Caso esteja com uma bike urbana, para uso na cidade, a diminuição do Guidão é bem vinda, pois assim conseguirá andar melhor no transito, entre os carros.

Tire buzina, farol, refletores, mas só em caso de só pegar trilhas, estes elementos são essenciais para pedalar no trânsito.

Ou seja, procure peso morto que pode está adicionando uns quilinhos a mais na sua bicicleta.

Opere sua Bike

Investir em pneus pode ajudar

Depois de perder peso e tirar peso morto da Bike, vamos para os componentes a serem trocados.

Começaremos pelos pneus, eles podem ser o vilão da sua sensação de peso. Por exemplo, se você usa uma MTB com pneu cheio de cravos para andar no asfalto, pode ter certeza que você irá se sentir mais pesado. Nesses casos tente usar pneus lisos para o asfalto. Lembre-se, sem cravos, mais escorregadio será.

Invista em pneus bons e leves, eles podem ser um pouco mais caros, porém serão mais leves.

Invista em rodas melhores

Depois de trocar o pneu, invista em rodas mais leves, melhores. Fazendo isso você conseguirá uma folga no peso da sua bike.

Diminuir o peso das rodas fará você conseguir manter sua cadência com mais facilidade, além de permitir retomar sua velocidade anterior, após uma frenagem, com mais facilidade.

Como Tirar Peso da Bike? – Clipe-se

Agora é hora de diminuir peso dos pedais, uma ótima forma de fazer isso é trocando os pedais plataforma pelo pedal clip.

Se você tem medo de clipar, não se preocupe, você vai cair! Sim, você vai cair, é questão de tempo. Não tem por que eu mentir para você, mas tem o lado positivo, quase todas as quedas clipado são quedas paradas. Você cai quando está parado, pois, esquece de desclipar quando para ou está parando.

Mas depois que você pega o jeito e começa a pedalar clipado, não quer mais outra vida. Até para ir à esquina você vai querer colocar o clip. Caso tenha dúvida do momento certo de clipar, leia este artigo sobre Sapatilhas para ciclismo.

Como Tirar Peso da Bike?
Clipe-se

Cubos para que te quero?

Depois de trocar roda, pneu, pedais, está na hora de investir em um cubo mais leve e melhor, sim, cubos são caros, mas vale o investimento para tirar uns quilos da bike.

Por ser um item bem caro, deixe para trocar isso por último, a perda de peso deste componente pode não valer o valor investido, então tente perder peso de outras maneiras antes de trocar o cubo.

Como Tirar Peso da Bike?
Invista em Peças melhores e mais leves

Invista em um quadro leve

Trocou tudo e a bicicleta continua pesada? Troque de quadro. Pegar um quadro mais leve pode significar desembolsar uma bela grana, mas se não tiver jeito, troque o quadro.

Outros itens para perder peso

Alguns itens que você pode trocar para perda de peso são: o Guidão, freios, bar ends, mesa, caixa de direção, manetes, câmbios, entre outros.

Mas lembre-se, vale começar pelas dicas anteriores antes de chegar nesses componentes, pois na maioria das vezes perder peso nesses itens pode significar muita grana para pouco retorno.

Por fim tente manter o centro de gravidade da sua bicicleta, muito peso na parte superior da bike pode desestabilizar, por outro lado, ter peso na parte inferior da bike pode te dar estabilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s