Sapatilha MTB para Pedalar
Componentes e Peças, Dicas, Iniciando, Segurança

Sapatilha para ciclismo – Devo usar?

Descubra o poder da sapatilha para ciclismo, se você deve ou não usar, as diferenças entre cada uma, as vantagens, desvantagens das sapatilhas para bikes.

Se você é um ciclista novo já deve ter escutado que usar sapatilha para mtb ou sapatilha para speed é ótimo e vai fazer você evoluir muito no ciclismo, contudo, já parou para entender o objetivo deste equipamento?

O que é sapatilha para ciclismo?

A Sapatilha de ciclismo é um tipo de tênis que acopla no pedal da Bicicleta, com este equipamento você e a Bike se tornam um. Ela fará com que seu pé grude na Bike possibilitando segurança na pedalada e de brinde algumas quedas, mas vamos chegar nesta parte mais abaixo.

A ideia do homem e Bike unidos em um só começou com as corridas de bicicleta, pois, naquela época, antes dos anos 1980, quando o corredor perdia o contato com o pedal, era muito difícil para ele retornar a alcançar o pedal sem uma sapatilha. Com isso os ciclistas começaram a usar os firma-pés para evitar este desencontro com o pedal durante a corrida.

Foi na década de 1980 que a empresa Look, uma empresa que fabricava botas e fixadores para esqui resolveu inovar nas bicicletas que também fabricava.

Ela colocou a presilha de fixação do Esqui no pedal da bicicleta criando assim o pedal Clip

Posteriormente outras empresas começaram a criar novos conjuntos de componentes de sapatilhas para o ciclismo barateando o preço deste equipamento.

Sapatilha para ciclismo - Sapatilha MTB para Pedalar
Sapatilha MTB para Pedalar

Tipos de sapatilha para bicicleta

No mercado existem 3 tipos principais de sapatilhas para a bicicleta. A sapatilha mtb, a sapatilha speed e a sapatilha urbana.

Vamos entender qual a diferença de cada uma dessas sapatilha para ciclismo.

Sapatilhas MTB

Este modelo de sapatilha possui um solado de rigidez média, porém, ele tem um emborrachado que facilita a caminhada, pois, quando estamos na montanha ou em trilhas existem diversos trechos que temos que empurrar a bicicleta.

Em relação à rigidez do solado, quanto mais rígido, melhor a sua energia é canalizada para o pedal.

Este tipo de calçado utiliza tacos menores e costumam ser mais pesado que as sapatilhas de speed. Em alguns casos ele pode ser usado como calçado fora da Bike.

Sapatilha MTB
Sapatilha MTB

Sapatilhas Speed

O tipo de sapatilha para Speed são mais leves e bem mais rígidas. A ventilação do calçado é bem melhor, por sua sola não ser de borracha! Deixando seus pés arejados.

Além disso, as sapatilhas speed não são nem um pouco recomendadas para caminhar, já que seu solado é super rígido e seu material frágil.

O tipo de clipe das sapatilhas speed são mais fáceis de clipar do que as de MTB além de ser possível utilizar um taquinho da sapatilha de MTB na sapatilha speed, o contrário já não é possível.

Sapatilha Para Cilcismo Sapatilha Speed
Sapatilha Speed

Sapatilha para ciclismo urbano

As sapatilhas urbanas, ou sapatilhas Tênis, são ótimas opções para quem quer unir o ciclismo com outras atividades dentro da cidade, ou até mesmo para usar no cicloturismo.

Nas sapatilhas urbanas você tem total liberdade para usar o tênis para realizar atividades como trabalhar, ir para academia de bicicleta, ir em alguma loja ou algo do tipo, já que ela te dá todo o conforto de um tênis junto com a segurança da sapatilha quando você está pedalando.

Contudo, você deve ficar atento ao motivo que te fez escolher uma sapatilha para ciclismo, pois, este tipo de sapatilha urbana não é nem um pouco apropriada para caso você queira desempenho na bicicleta.

Sapatilha para Pedais Urbanos

Aqui eu deixo um link do site da Trek com alguns modelos de sapatilhas para ciclismo existente no mercado, lá você pode realizar a compra do melhor modelo para você.

Qual tipo de sapatilha escolher?

Para responder esta pergunta você deve se fazer outras perguntas primeiro:

Você já está preparado para clipar?

Ou seja, se você pegou a Bike agora eu não recomendo que você clipe ainda, aprenda a andar, cultive o equilíbrio primeiro, invista nos equipamentos básicos para iniciar na bicicleta.

Você quer melhorar o seu desempenho no pedal com a sapatilha para bike?

Se a resposta é sim, e sua ideia para clipar é velocidade, aumentar seu tempo em relação a maiores distâncias, então pule a sapatilha urbana e escolha a sapatilha mtb ou a sapatilha speed.

Você pedala com frequência?

Só clipe se estiver pedalando pelo menos 3 vezes na semana, caso esteja pedalando menos que isso, o clip pode não ser uma boa, ou escolha a sapatilha urbana por ser mais fácil de utilizar em outras atividades além do ciclismo.

Quer usar Sapatilha para pedalar pois pretende participar de provas?

Se a ideia de comprar uma sapatilha para pedalar é por conta de querer participar de competições, talvez seja mais interessante pular direto para a sapatilha de speed, mesmo se for em uso para provas de MTB, pois, com este tipo de sapatilha você terá mais desempenho. Porém, você não irá conseguir andar com a Bike, então se estiver iniciando o treinamento ainda, vá primeiro para a sapatilha de MTB.

Você está sentindo dores nas pernas ou joelhos?

Caso esteja sentindo dores talvez seja interessante clipar qualquer tipo de sapatilha para bicicleta, pois, pode diminuir as dores, mas não esqueça de fazer um Bike-fit.

Componentes necessários para começar a usar a sapatilha para ciclismo

Em primeiro lugar, não é só comprar uma sapatilha de ciclismo para ir pedalar, você irá precisar de outros componentes, contudo, o primeiro passo é escolher o tipo de sapatilha que você irá querer usar, o estilo de pedal vai mudar dependendo do tipo de sapatilha, se for uma sapatilha speed será um tipo de taquinho e pedal e se for sapatilha mtb ou sapatilha urbana será outro tipo de pedal e clipe.

Por tanto você irá precisar da sapatilha, do pedal clip que seja compativel com a sapatilha escolida, e o taquinho que seja compatível com os dois, tanto a sapatilha quanto o pedal.

Quando você compra a sapatilha, na maioria dos casos só vem a sapatilha, sem pedal e sem taquinhos, mas quando você investe no pedal ele geralmente já vem com os tacos. Vale ler a descrição do produto para confirmar.

Caso queira, no Mercado Livre e em alguns sites você encontra o kit completo por um valor mais em conta, já inclusos os tacos, sapatilha e pedal.

Sapatilha para Ciclismo - Devo Usar?
Sapatilha para Ciclismo – Devo Usar?

A Sapatilha para bicicleta como equipamento de segurança

Você deve estar se perguntando se clipar é seguro, usar uma sapatilha para pedalar é bastante seguro, você irá se tornar um com a bike. Caso você não tenha clipado ainda, vai entender o que eu estou falando.

Você já deve ter passado por algum desnível ou obstáculo e perdeu o pedal, seu pé já deve ter saído do pedal sem querer. Isso pode provocar acidentes graves, pois, perder o pedal em alta velocidade pode significar perder a direção da bicicleta. Pior ainda é quando além de perder o pedal seu pé vai para trás e você leva uma pedalada na canela. Já aconteceu isso com você?

Quando você passa a usar uma sapatilha no pedal este tipo de acidente não acontece, pois, você não irá perder o pedal da bicicleta por passar em algum buraco, desnível ou obstáculos. Isso não quer dizer que não vá acontecer quedas, mas não tenha pânico, já iremos falar delas.

Vantagens de usar sapatilha para ciclismo

O uso da sapatilha para ciclismo te dará maior desempenho e menos chances de lesões, pois, você vai começar a pedalar em círculos.

Pedalar em círculos significa forçar o pedal para baixo e puxar ele para cima fazendo um movimento circular com a perna, tanto de um lado quanto do outro.

O solado rígido ajuda na concentração da sua energia no ponto correto, portanto, mesmo as sapatilhas urbanas possuem um solado mais rígido do que os tênis de corrida, por exemplo. Por conta disso você fará menos força para pedalar.

Quando você clipar, vai ter uma pedalada mais correta e redonda.

As Quedas com a Sapatilha para Ciclismo

Quando você começar a usar sapatilhas para pedalar as quedas virão, caso você já use e nunca caiu, não se preocupe, é questão de tempo. Mas não tenha medo delas, as quedas com sapatilha na maioria das vezes é queda parada, você cai por não colocar o pé no chão.

Para isso temos algumas técnicas que podem te ajudar a evitar estas quedas que na maioria das vezes são bobinhas.

Em primeiro lugar, se você está começando a clipar agora, coloque o pedal no mínimo. Os pedais clips possuem regulagem, portanto, quando você coloca o pedal no mais folgado possível para ser mais fácil clipar e principalmente desclipar.

Em segundo, sempre, e quando eu digo sempre, é sempre mesmo, desclipe os dois pés, em todos os momentos, em todas as oportunidades. Ou seja, parou no sinal, desclipa, está chegando em um cruzamento, desclipa, vai parar desclipa, está chegando em um destino, desclipa. Assim você irá moldar a sua mente a sempre desclipar, em qualquer caso ou problema. Isso fará com que as quedas diminuam bastante.

Portanto, aconselho levar um kit básico de primeiros socorros na bicicleta, pois, em caso de queda você poderá lavar a ferida e fazer curativo.

As quedas com Sapatilha de Ciclismo

Conclusão

Por fim, usar sapatilha de ciclismo para pedalar é extremamente importante e necessário para segurança e evolução de suas pedaladas no dia a dia, sendo necessário a escolha da sapatilha para bike correta.

Caso você ainda tenha dúvida do Porque usar sapatilha para Pedalar? Fale com a gente ou deixe nos comentários sua pergunta.

5 comentários em “Sapatilha para ciclismo – Devo usar?”

  1. Sofri uma queda besta, estava bem devagar e desligado procurando uma loja de Açaí. Cai num pequeno buraco e me desequilibrei, resultado: fraturei o rádio, escafóide e ponta do una. Tomei pavor de sapatilha.

    Curtir

  2. Não resta dúvida que pedalar clipado é muito bom, você se sente muito seguro, os pés se ajudam bastante, mas particularmente fiquei traumatizado. Sou sincero em dizer, quando vejo uma sapatilha fico namorando, mas não devo usar. Kkkkk Abração

    Curtir

    1. Eu já vi uma queda feia também pelo ciclista estar desclipado… descendo uma ladeira, no fim tinha um quebra-molas… ele não viu e pulou, voou da Bike! A queda foi feia! A Sapatilha tem seus pontos positivos e negativos! Mas se você não se sente seguro… é melhor não usar, mas com ou sem sapatilha… sempre prestando atenção para não se acidentar!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s