Quem Inventou a Bicicleta?
História

Quem Inventou a Bicicleta

A Bike está muito presente nos nossos dias, seja através de entregas do Ifood ou Uber Eats, seja irmos pedalando para o trabalho. Mas você sabe quem inventou a Bicicleta?

Sua invenção se deu a principio por conta dos efeitos de uma das maiores catástrofes da terra, a erupção do Monte Tambora em 1815.

Na crise que surgem as oportunidades

Com a erupção do vulcão Tambora, que atingiu o nível 7 no Índice de Explosividade Vulcânica, milhares de pessoas morreram. As consequências desta erupção foram grandes, no ano seguinte, em 1816 as temperaturas caíram e este ano foi chamado de “O Ano sem Verão”.

Por conta disso a agricultura entrou em colapso, muitos morreram por fome, tanto seres humanos quanto o gado e cavalos.

Sem cavalos ou gados, sem transporte, já que naquela época a força motora dos transportes eram animais. Neste momento a corrida para a criação de um meio de locomoção que não dependesse de animais começou.

Quem Inventou a Bicicleta?
Quem Inventou a Bicicleta?

Quem inventou a primeira bicicleta ou a primeira versão

Em 1817, um Barão Alemão chamado Karl Freiherr Von Drais inventou o primeiro modelo de bicicleta do mundo. Foi chamado de Dandy Horse ou Draisiana em homenagem ao nome de seu inventor.

Este modelo feito em madeira foi batizado de máquina de correr, possuia duas rodas também de madeira onde o seu condutor deveria, com os pés, deslizar pela estrada sentado. O modelo inicial também possuía Guidão que fazia um pequeno movimento para o condutor conseguir trocar de direção, em 1818 a patente foi concluída e finalmente o primeiro modelo da Bicicleta teria sido inventado, contudo, ainda sem corrente, pedal, selim ou qualquer outro conforto que conhecemos hoje em dia.

Esta invenção ganhou gosto em 1819 tanto na França quanto na Inglaterra, os Franceses batizaram ela de velocípede que em latim significa pé rápido.

Quem Inventou a Bicicleta?
Quem Inventou a Bicicleta?

Macmillan e o sistema de alavancas

Em 1839 um Engenheiro escocês chamado Kirkpatrick Macmillan inventou um sistema de alavancas que revolucionou a Bicicleta e começou a se aproximar do que conhecemos hoje. Em 1824 ele viu alguém passando com a maquina inventada por Karl Drais e resolveu tentar melhorar o invento colocando um sistema de alavancas que quando pressionadas faziam a roda girar. Tornando assim um meio de transporte onde não precisasse colocar o pé no Chão.

Essas alavancas foram ligadas a Bielas adaptadas na roda traseira, fazendo ela girar quando estas alavancas eram pressionadas para baixo. Contudo, historiadores acreditam que a invenção de Macmillan seja uma farsa criada pela Inglaterra para menosprezar a invenção francesa da Bicicleta que é mais aceita.

Um dos motivos que levam a crer que MacMillan não inventou a bicicleta é o fato de que não restam esboços e nem modelos anteriores ao da invenção do Francês Ernest Michaux, além dele nunca ter patenteado sua ideia.

A relação entre Inglaterra e França sempre foi conturbada, a guerra dos 100 anos que envolveu às duas nações se arrastou por muito tempo. Esta guerra criou uma grande relação de repudia entre os países, anos mais tarde, em 1688 teve início a Guerra dos 9 anos entre eles. Esses conflitos fizeram crescer a relação de disputa entre os dois países.

Ernest Michaux O criador dos Pedais

É em que 1863 o ferreiro francês Ernest Michaux cria ou literalmente copia o modelo de Bicicleta. Entretanto, um ano antes, Pierre Lallement teria construído seu próprio veículo adicionando os pedais em um tipo de pedivela também instalado na roda dianteira.

Em 1864 Michaux fundou uma empresa de nome “Michaux e Companhia” e começou a construir bicicletas com pedais, inclusive, tendo contratado o francês Pierre Lallement para trabalhar na fábrica. Este modelo tinha os pedais montados no cubo da roda dianteira, maior que a roda traseira, e com isso ele ganha mais velocidade na locomoção. Esta bicicleta continuava sendo toda feita em madeira, incluindo suas rodas, pelo menos no início. Seu uso era desconfortável para as estradas da época por serem bastante arenosas, estes primeiros modelos de Bicicleta ganharam o apelido de “agitador de ossos”.

Quem Inventou a primeira Patente da Bicicleta

Pierre Lallement Vai para os Estados Unidos no ano de 1865 para viver em Connecticut, lá ele começa a fabricar uma versão melhorada da sua bicicleta e é em abril de 1866 que ele registra a primeira e única patente de uma bicicleta movida a pedais. A Patente No. 59.915 foi outorgada em 20 de novembro de 1866. Esta bicicleta ganharia um quadro com formato sinuoso e com uma faixa fina de ferro sobre o quadro que faria a função de mola onde ele colocou o primeiro Selim revolucionando assim as viagens de Bike.

Esboço de Pierre Lallement
Esboço de Pierre Lallement

Em 1869 as bicicletas começaram a cair em desuso na França e nos Estados Unidos, ficando somente a Inglaterra com sua popularidade, e foi lá que as maiores invenções da magrela tomaram forma.

The Penny Farthing – A Evolução das Bikes em 1870

Em 1870 os quadros das Bikes já eram construídos inteiramente de metal por conta da evolução das usinas de metais. Seus pneus, mais macios, por serem feito de borracha, passam a ser um conforto no seu designe.

James Starley, um inventor Inglês melhorou a Bicicleta nesta época e criou o modelo Antigo mais conhecido, a Bicicleta The Penny Farthing que recebeu este nome por sua semelhança com o tamanho de duas moedas Brithanicas, Penny e Farthing. Este modelo recebeu a adição da corrente que ligava os pedais a roda dianteira que era muito maior que as rodas de hoje.

Quem inventou a Bicicleta?
Quem inventou a Bicicleta?

O termo Breakneck Speed

Essas bicicletas com rodas gigantes na frente se deu pelo fato dos inventores quererem cada vez mais colocar velocidade, ou seja, quanto maior, mais rápido. É claro que este modelo não foi muito para frente, pois, alem dos seus ciclistas terem que ser verdadeiros acrobatas e equilibristas para ficar em cima de uma bicicleta tão alta, muitas das vezes aconteciam quedas por não possuírem freios ou a mínima segurança necessária. Por exemplo, esse modelo deu origem ao termo Inglês Breakneck Speed (velocidade quebra pescoço) que significa velocidade relâmpago.

Quem inventou a Bicicleta Segura?

James Starley o inventor da Penny Farthing se casou com Jane Todd e teve um filho, chamado de William Starley. William começou a trabalhar na fábrica do pai junto com o primo John Kemp Starley e assumem a fábrica após a morte de James.

John Kemp Starley funda em 1877 a Starley & Sutton e em seguida criaram e fabricaram a Bicicleta Moderna ou mais conhecida como Bicicleta Segura. A atual Penny Farthing era um modelos mais robusto, menos seguro e difícil de usar do que a bicicleta segura. Elas Posuíam pneus de borracha inflável, aro 26 que ainda usamos, tração traseira por corrente ligada aos pedais, selim, ainda sem a adição do canote.

Posteriormente, em 1883 estas bicicletas ganharam o nome de Rover, da famosa marca Land Rover que conhecemos hoje. Este modelo de bicicleta fez tanto sucesso que até hoje alguns países como, por exemplo, a Polônia chama bicicleta de Rover. Em conclusão, em 1890 a empresa passou a se chamar Rover Cycle Company Ltd. Contudo, após a morte de John Kemp em 1901 a Rover Company passou a fabricar motocicletas e depois automóveis.

A invenção da Bicicleta
Bicicleta Rover

A invenção da Bicicleta como um símbolo de liberdade para as mulheres

A princípio com a diferença de segurança entre este modelo e o anterior, levaram a bike para outros grupos, pessoas mais velhas e mulheres. Portanto, foi neste momento que as mulheres começam a usar a Bike para se locomover sozinhas, ganhando mais espaço nos lugares públicos. Por fim, Elas criaram com isso grupos femininos sem a presença de homens.

A liberdade trazida bela bicicleta às mulheres foi tamanha que elas começaram a lutar pelos seus direitos. O uso de roupas volumosas femininas da época era um problema para andar de bicicleta, principalmente nas Penny Farthing, assim o movimento feminino começou a substituir os grandes vestidos por calças mais confortáveis. Leia mais sobre a Bike e as Mulheres.

O empoderamento Feminino por meio das Bicicletas
O empoderamento Feminino por meio das Bicicletas

A invenção da Bicicletas Para criança

Foi nos anos 1920, depois que os carros surgem no mercado que as Bicicletas passam a perder força e com isso os fabricantes de Bicicleta passam a mudar sua estratégia e dirigir-se ao público infantil, criando bicicletas cada vez menores transformando-a em brinquedo. Por fim, na década de 1950 ela passa a ganhar cada vez mais designers e elementos futurísticos que lembrariam foguetes.

Quem inventou a Bicicleta
Bicicletas para crianças

Conclusão para quem inventou a Bicicleta

Assim as Bicicletas criaram um meio de substituição dos cavalos por conta de uma catástrofe que culminou em uma crise.

Não faz tanto tempo que os primeiros ciclistas tiveram que brigar pelos seus direitos de pedalar pelas cidades, já que eram mal vistos pela sociedade, tanto pedestres quanto aos cocheiros, que não gostavam deste novo tipo de transporte nas ruas. Contudo, nos campos os fazendeiros viam os ciclistas como intrusos.

Por fim, elas ganharam rapidamente os serviços postais, departamento de polícia, bombeiros e exércitos, ganhando o amor do público cada vez mais rápido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s